sábado, 28 de setembro de 2013

Nasa planeja lançar balão gigante para estudar Cometa ISON


Explorando os céus com naves espaciais e telescópios em órbita extravagantes como o Hubble é coisa muito rotineira para a NASA. Mas a agência espacial vai de baixa tecnologia para obter uma boa olhada em um cometa ansiosamente aguardado. A agência espacial planeja lançar um balão - sim, um balão - para estudar o cometa ISON, o cometa tão esperado, que muitos esperam um "grande espetáculo" celeste nos próximos meses. Astrônomos estão lutando para descobrir maneiras de aprender mais sobre o cometa, e é aí que o balão entre. Este não é o tipo de balão você comprar para as crianças em uma loja de festa, mas eles têm algumas coisas em comum.

NASA diz que seus balões científicos são feitos de filme de polietileno como o material em sacos plásticos, e ele vai ser preenchido com hélio, assim como um balão de festa. Mas os balões da Nasa pode transportar uma carga pesando £ 8.000 (3.600 kg), ou sobre o peso de três carros pequenos. Tem uma gôndola para transportar os instrumentos. Algumas semelhantes  balões podem voar até 26 quilômetros de altura e permanecer por até duas semanas.

Veja um vídeo do Observatório Terahertz estratosférico (STO), lançado em 15 de janeiro, 2012 a partir Antártida. Estudou grandes nuvens moleculares densas no céu do sul da Via Láctea.



O balão de 671 metros de altura que irá monitorar ISON é chamado BRRISON, ou balão de resposta rápida para ISON. De acordo com a NASA, ele irá flutuar sobre 120 mil pés acima da Terra para observar o cometa - e outros alvos da ciência - usando um telescópio e outros instrumentos. Espera-se para ficar de nove a 11 horas.

"Ao subir acima de 99,5% da atmosfera da Terra, BRRISON será capaz de estudar os materiais dentro do cometa," Andy Cheng, investigador principal, disse no site da BRISSON. "É possível que a água e produtos químicos orgânicos sobre os cometas podem ter desempenhado um papel importante na evolução da vida na Terra."

O lançamento, do Columbia Scientific Facility Balão da Nasa, em Fort Sumner, no Novo México, está prevista para 8 pm, no sábado, se o tempo permitir.

Cometa ISON está se aproximando de Marte em seu caminho em direção ao sol, e vai voar cerca de 730.000 quilômetros acima da superfície do sol em 8 de novembro. Se ele sobreviver, ele poderá iluminar e causar um grande show quando estiver na órbita da Terra, em seu caminho de volta para os confins do sistema solar. Entusiastas esperam a possibilidade de vê-lo sem binóculos ou telescópios.

Sua maior aproximação à Terra seria 26 de dezembro e pode ser visível do Hemisfério Norte durante semanas no início de 2014.

O cometa foi descoberto por astrônomos russo Vitali Nevski e Artyom Novichonok em setembro de 2012. É nomeado após seu programa de pesquisa céu noturno, a International Scientific Optical Network, um grupo de observatórios em 10 países organizados para rastrear objetos no espaço.

Astrônomos amadores já estão postando fotos e fazendo cálculos sobre o futuro do cometa. Para quem quiser tentar rastrear o Cometa ISON, a NASA tem algumas dicas em seu site SolarSystem

Fonte: Astro Watch - CNN - Relatos Mundiais

0 comentários:

Enviar um comentário