sábado, 26 de outubro de 2013

Terra escapa de uma labareda solar violenta, a maior nos últimos meses


Uma das maiores erupção de classe X  que só ocorreram na superfície solar praticamente despercebido pela Terra, apesar de sua violência, disse um porta-voz do Instituto de Geofísica Aplicada, órgão da Agência Meteorológica do russo.

A explosão solar, classificada como X1.3, ocorreu às 12:00, horário de Moscou (8:00 GMT) de hoje. Esta é a explosão mais poderosa desde maio passado.

"O acidente ocorreu no extremo leste da estrela que não é uma geoefectiva posição.
Assim, não há possibilidade mínima de que a tempestade de prótons (acionado pela erupção) vem à Terra, e se há uma tempestade geomagnética será de fraca potência ", disse o especialista.


Explosões solares estão divididos em cinco classes, de acordo com a intensidade de raios-X Os níveis são designados pelas letras A, B, C, M e X, sendo a mínima de ± 0,0.
Estes eventos são acompanhados pela emissão de plasma solar. Quando a nuvem de plasma atinge a Terra, existe um fenômeno conhecido como tempestade geomagnética. Partículas ionizadas perturbar as falhas magnetosfera e, nos casos mais graves, em equipamentos eletrônicos e cortes de rádio e de energia.

Fonte: R.N. - Relatos Mundiais

0 comentários:

Enviar um comentário